Acreditar na intercessão de algum Santo Padroeiro, acreditar que é possível alcançar grandes vitórias, mesmo diante dos monumentais desafios. Acreditar que o impossível pode acontecer... enfim... acreditar.

Quantos de nós não acreditamos na vida histórica do nosso time? Ou na virada de rumo na vida a partir de uma novena ou, ainda, na prática do catolicismo popular?

Somos imbuídos de Fé e, no Esporte, não é diferente. Vemos milhares de torcedores recorrendo a várias práticas religiosas, celebrações, seja para levar a uma vitória dos campeonatos ou, ainda, salvar seu time do rebaixamento. Quem nunca rezou em uma final de campeonato decidida nos pênaltis?

Nossa Senhora Aparecida e a Seleção Brasileira

Nós, brasileiros e brasileiras, contamos com uma grande intercessora: Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso país. Ela é homenageada no manto da Seleção Brasileira a partir do segundo uniforme, a camisa azul.

Estreado na Copa do Mundo da Suécia, em 1958, na ocasião, o então chefe de delegação da seleção, Paulo Machado de Carvalho, após rezar, viu a imagem de Nossa Senhora Aparecida na parede e tirou do seu manto a inspiração.

Quem sabe, sabendo desta riquíssima história, não passamos a valorizar ainda mais a nossa camisa azul?

Conclusão

Penso que precisamos sempre acreditar, sonhar e buscar voar alto. Afinal, quem é apaixonado por Esporte, tem Fé e acredita. Basta reconhecer em si mesmo em quê se acredita e por que se acredita.

E você? Em quê acredita?