Antes de iniciar o trajeto de 7 km até a Unicentro, antigo Seminário Franciscano Santa Maria, o grupo participou de um momento de alongamento e preparação conduzido por Marcelo Duda, do Grupo Acordei, parceiro tradicional dos Franciscanos no evento.

Durante o caminho, os participantes meditaram, rezaram e refletiram sobre a vida, a paz e a ecologia, em sintonia com a celebração dos 800 anos do Cântico das Criaturas, escrito por São Francisco de Assis. Em clima de unidade e contemplação, famílias inteiras caminharam levando símbolos de fé, incluindo a imagem do Menino Jesus, conduzida por um dos participantes.

Por volta das 8h30, houve a pausa para o café fraterno no Bosque da Tia Mariquinha, oferecido pelas irmãs da Família Franciscana, sob coordenação da irmã Maria Waurika. Às 10h, a Missa dos Caminhantes foi presidida pelo frei Marcos, marcando um dos momentos mais emocionantes da programação.

Esta foi também a primeira edição realizada em memória do eterno frei Moacir Nasato, idealizador da Caminhada Franciscana e figura fundamental na construção desse projeto de espiritualidade e paz.

“Hoje eternizamos sua memória por iniciar esse projeto de vida e de paz junto com minha família”, destacou Vanderlei Kawa, da OFS, coordenador e organizador.