Inspirado pela máxima franciscana de que “não há ecologia sem uma antropologia adequada”, o autor defende que o esporte – enquanto linguagem universal e experiência integral do ser humano, que envolve corpo, alma e espírito – deve ser compreendido como um instrumento privilegiado de cuidado com a “casa comum”. Com base na noção de ecologia integral, a obra propõe uma reconfiguração do imaginário esportivo, deslocando-o da lógica do espetáculo e do lucro para uma perspectiva comunitária, educativa e solidária. “O esporte é um fenômeno que tem em si uma propulsão ecológica muito profunda, que vai muito além da simples relação com o ambiente natural, da sua preservação e cuidado, e que abarca o autoconhecimento, a dimensão da vida comunitária e a construção de uma cultura de encontro e convívio, enfim, uma visão de ecologia humana e social”, explica Pasquini.

Em sintonia com a declaração Esporte para Todos, firmada no Vaticano, Laudato si’, sport! reforça o esporte como bem social e direito humano fundamental, especialmente para os mais vulneráveis. Pasquini apresenta uma reflexão importante, enraizada na tradição doutrinal da Igreja, ao mesmo tempo em que dialoga com os desafios contemporâneos da crise ecológica e da fragmentação social. O autor convoca educadores, gestores, teólogos e agentes pastorais a reconhecerem o esporte como um campo estratégico de evangelização e transformação social. Retoma, assim, a tradição dos oratórios e das associações esportivas católicas como espaços de fé, inclusão e esperança – um verdadeiro sinal dos tempos, que interpela o universo esportivo a oferecer uma resposta ética e espiritual à altura de sua potência simbólica.

Laudato si’, sport! não é apenas um livro sobre esporte. É uma convocação à responsabilidade, uma cartografia espiritual para tempos de crise e uma bússola segura para quem acredita no poder transformador do corpo em movimento – quando este se orienta pelo amor, pela justiça e pelo cuidado com o outro e com o planeta.

Sobre o autor           


Daniele Pasquini é presidente da Fundação João Paulo II para o Esporte e diretor do Centro Esportivo Italiano (CSI). Atua como consultor do Pontifício Conselho para a Cultura e colabora com a Santa Sé e a Conferência Episcopal Italiana nas áreas de educação e pastoral do esporte. Com ampla experiência institucional e pastoral, Pasquini é uma das principais referências internacionais na articulação entre fé, cultura e desporto, propondo em sua obra uma visão profundamente humanista e espiritual do esporte como instrumento de ecologia integral, inclusão e transformação social.

Sobre o selo PUC+

O selo PUC+ é uma iniciativa editorial conjunta das sete editoras das Pontifícias Universidades Católicas do Brasil, voltada à publicação de obras de excelência acadêmica e relevância social. Com foco em autores nacionais e internacionais de reconhecida trajetória, o selo promove a integração entre instituições que compartilham uma mesma identidade humanista e científica. Ao reunir produções de alto rigor intelectual e impacto social, o selo PUC+ amplia o alcance das editoras universitárias católicas e reafirma seu compromisso com a formação integral, o pensamento crítico e o diálogo entre fé e cultura.  

Serviço:

Laudato si’, sport!orientações para uma ecologia integral através do esporte

Editora: PUC+

Autor: Daniele Pasquini