Formado no Manchester United e internacional norte-irlandês por 27 vezes, a história de Philip Mulryne é um testemunho de uma transformação profunda. Os milhões e o reconhecimento do desporto-rei deram, então, lugar a uma existência discreta e espiritual, longe dos holofotes da Premier League. O antigo médio, que despontou na mítica ‘Classe de 1992’ do Manchester United, núcleo de jogadores que depois foi aproveitado por Sir Alex Ferguson para construir uma equipa que estabeleceu uma hegemonia no futebol inglês, acabou por não afirmar-se. Viria ainda a representar clubes como o Norwich City ou Cardiff City mas a carreira acabou, então, em 2007/08 sem grande relevo. Hoje, Philip Mulryne é um devoto da Igreja Católica. Philip Mulryne: da Premier League a Padre.
Jogador abençoado que agora… abençoa
Em 2017, Philip Mulryne foi, então, ordenado Padre na Ordem dos Dominicanos, no culminar de uma decisão que o levou a abandonar uma carreira no futebol. O antigo médio-centro, que chegou a partilhar balneário com lendas como David Beckham, Paul Scholes, Andy Cole ou Eric Cantona, e representou a Irlanda do Norte em 27 ocasiões, vive agora uma vida dedicada à igreja. Um percurso que surpreendeu muitos, mas que para ele representa aquela que foi sempre a sua verdadeira vocação.



Percurso na Premier League
Philip Mulryne teve, então, uma passagem discreta pela Premier League. Pelo Manchester United, onde iniciou a sua carreira, registou apenas uma aparição na temporada de 1997/98 – jogou 90 minutos numa vitória, por 2-0, em casa do Barnsley. Pelos red devils, ainda faria mais três jogos na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga Inglesa.
Mais tarde, ao serviço do Norwich City, viveu os seus melhores momentos da carreira, entre 1999 e 2005: 178 jogos e 20 golos. Além disso, ajudou os canários a serem campeões do Championship em 2003/04.
Na época seguinte, 2004/05, o médio participou em 10 jogos da Premier League mas não impediu que o Norwich fosse despromovido. Apesar de não ter tido uma carreira extensa na Premier League, Mulryne deixou a sua marca nos clubes por onde passou.