O papa Leão XIV cumprimentou e abençoou hoje (1) os ciclistas do Giro d’Italia, na etapa final da competição de 21 dias, enquanto passavam pelo Vaticano — uma homenagem ao antecessor Francisco, falecido em abril :contentReference[oaicite:7]{index=7}.
“Saibam que vocês são exemplos para os jovens em todo o mundo. O Giro d’Italia é profundamente amado, não só na Itália, mas em muitos países. O ciclismo é importante, assim como o esporte em geral”, disse o papa antes de dar a bênção, enquanto os ciclistas tiravam os capacetes :contentReference[oaicite:8]{index=8}.
Em italiano, afirmou: “É um prazer recebê-los nesta etapa final do Giro d’Italia. Espero que hoje seja realmente um dia maravilhoso para cada um de vocês”.
Depois, em inglês, completou: “Parabéns a todos vocês, e saibam que são sempre bem-vindos aqui no Vaticano, sempre bem-vindos pela Igreja que representa o amor de Deus por todas as pessoas” :contentReference[oaicite:9]{index=9}.
O pelotão, liderado pelo mexicano Isaac Del Toro, entrou na Praça de São Pedro em marcha neutra. Leão XIV cumprimentou diretamente alguns campeões: Simon Yates (camisa rosa), Isaac del Toro (camisa branca), Lorenzo Fortunato (melhor escalador) e Mads Pedersen (camisa ciclamino) :contentReference[oaicite:10]{index=10}.
O passeio não competitivo percorreu locais simbólicos do Vaticano — como a basílica, jardins, mosteiro Mater Ecclesiae e a gruta de Nossa Senhora de Lourdes — no contexto do Jubileu do Esporte, marcado para 14 e 15 de junho :contentReference[oaicite:11]{index=11}.
A iniciativa encerra a 108ª edição do Giro e reforça a mensagem de que o esporte serve não apenas ao corpo, mas também ao espírito, promovendo valores como união, disciplina e esperança — ideais fortemente defendidos por Leão XIV.